sexta-feira, 19 de abril de 2013

Usando o Debian como servidor/cliente bit torrent


Muitas pessoas me solicitaram um tutorial para montar uma máquina para download de arquivos torrent. Se você tem um computador antigo parado num canto sem uso, poderá dar uma nova finalidade para ele. Usando um Linux, neste caso o Debian, um programa gerenciador de download de torrents e o samba para habilitar os compartilhamentos para sua rede local você terá uma maquina que poderá ficar 24h na sua rede baixando os arquivos que deseja.
O primeiro passo é a instalação do Sistema Operacional, selecionei o Debian Squeeze 6.0.7 versão estável mais nova até a data que montei o material. Para instalar, coloque o DVD de instalação no seu drive óptico e selecione na BIOS para inicializar pelo drive. Aparecerá a tela a seguir:

Menu Instalação
Selecione a opção “Install” ou “64 bit install” de acordo com o computador que será usado. Verifique a compatibilidade do seu hardware. Selecionei a opção de 32bits como mostra acima. Após essa seleção escolha as opções de idioma e teclado como segue:

IDIOMA
localidade
Layout do Teclado
Após a seleção do idioma, país e layout do teclado, o sistema carregará os arquivos necessários para seguir em frente com a instalação. A rede neste momento será configurada, nesse caso ele precisa de um servidor DHCP para fornecer o endereçamento, caso você não possua (qualquer roteador faz isso automaticamente para você) terá que configurar manualmente. Levo em consideração aqui que você possui um roteador wireless e ligou seu computador a ele, mesmo que com o cabo. Ao configurar a rede automaticamente, o próximo passo é dar o nome da máquina (hostname). O padrão é debian, mas você pode colocar o nome que quiser. No meu caso, mantive o nome debian afinal este é apenas uma demonstração.

hostname
Após a seleção do nome da máquina você será solicitado a selecionar uma senha para o superusuário root. Este superusuário terá acesso total à máquina podendo alterar o que quiser no sistema. Após colocar uma senha e confirma-la, você deverá selecionar um nome para o seu usuário. Por padrão o root é apenas acessado quando necessário então você precisa possuir o seu próprio. Escolha um nome, nome de tela (login) e senha.
Terminado o processo de usuários e senhas, a próxima fase é o particionamento e formatação do disco. Dependendo do seu conhecimento de Linux, poderá fazer isso como desejar. Caso seja um iniciante siga as recomendações do próprio sistema. Selecione a opção “Assistido – usar o disco inteiro” como na imagem abaixo.

particionamento
Selecione o disco a ser particionado. Se possui um único na máquina, aparecerá assim:
disco a particionar
Selecione a opção para iniciantes:
tipo de particionamento
Finalize o processo e confirme.
A instalação do sistema básico começará assim que o disco for particionado e formatado.
Durante a instalação será perguntado se deseja adicionar um espelho de rede. Isso é muito importante. Responda que SIM pois é a partir do espelho de rede também chamado de repositório que o Linux faz o download e instalação automático dos serviços e programas. Segue a imagem da tela:
Após essa seleção, confirme o país e o servidor que deseja adicionar. Qualquer um da lista funciona e o primeiro é o oficial do Debian, minha seleção rotineira. Após isso, o sistema continuará a instalar os pacotes e a realizar o download de algumas atualizações. Dependendo de como a sua conexão com a Internet é, poderá demorar um pouco. Tenha paciência, vale a pena.
Após alguns downloads, você será perguntado por um concurso de popularidade. Sua função é mapear os pacotes mais usados dentro dos repositórios. Nesse caso a opção é sua, eu escolhi não.
A próxima tela será para seleção dos softwares a serem instalados junto com o Sistema. Selecione o Ambiente de Trabalho Gráfico e o Servidor de Arquivos. Assim ele já instalará o Samba junto com o sistema. O Ambiente de trabalho gráfico é um pouco pesado, o download pode demorar. Tenha paciência.

No meio da instalação do Samba, você será solicitado para especificar o grupo de trabalho para o sistema, deixe no padrão pois alteraremos posteriormente.
Estamos chegando ao final da instalação. Você será perguntado se gostaria de adicionar o gerenciador de inicialização ao registro mestre. Confirme a opção!
O drive se abrirá automaticamente, remova o DVD e clique em continuar como abaixo.
O computador reiniciará automaticamente e a tela de logon surgirá!
Faça o login com seu usuário e a área de trabalho abrirá.
Vamos realizar inicialmente o download do programa para baixar torrents. Escolhi o chamado “transmission” que faz parte dos pacotes nos repositórios do Debian. Para isso, selecione a guia “Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic”.
Você será solicitado para inserir a senha do ROOT, coloque-a.
A tela do programa se  abrirá, você colocará no campo de procura pelo programa.
Selecione o primeiro da lista, “transmission” com dois cliques.
Ele solicitará que selecione mudanças adicionais, selecione “marcar”.

Após essa seleção, clique em “aplicar”.
Após isso, confirme as mudanças.
Caso o DVD seja solicitado, coloque-o no drive e clique em OK.
Terminado o processo, vamos abrir o programa recém-instalado.
A tela do programa é simples. Basta entrar em “preferências” dentro do menu editar e configurar como deseja.
Após configurar o Transmission, precisamos configurar o SAMBA. Para isso vamos usar o prompt de comandos do Debian, Terminal como ROOT para executarmos os comandos.
Abaixo segue os comandos em ordem para execução:
Primeiro, vamos precisar fazer um backup do arquivo de configuração original do SAMBA caso precisemos dele. Para isso, no terminal digite:
Não digite o # dos comandos. Ele serve apenas para mostrar que o terminal está como root.
# mv /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.original
Depois vamos entrar no arquivo de configuração do SAMBA para montá-lo:
Usaremos o editor de textos VI para essa configuração:
# vi /etc/samba/smb.conf
Abrirá o editor. Como estamos no terminal, não temos um ambiente gráfico com menus. Todos os comandos são via teclado. Para inserir texto, digite i e escreva-o. Esse é o modo de inserção. Para voltar ao modo de comandos tecle ESC.
Preencha o arquivo com o seguinte script (o # significa comentário no caso do script, use-o):
# Script para configuração do SAMBA com apenas pasta pública #
#Script modificado do original em: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-e-configurando-o-Samba-no-Debian-em-apenas-3-minutos #
[global]

workgroup = WORKGROUP
server string = torrent server
dns proxy = no
interfaces = lo eth0
bind interfaces only = true
log file = /var/log/samba/log.%m
max log size = 1000
syslog = 0
panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
security = share
encrypt passwords = true
passdb backend = tdbsam
obey pam restrictions = yes
guest account = nobody
invalid users = root
passwd program = /usr/bin/passwd %u

[torrent]
comment = Pasta de Torrents
path = /home/torrents
browseable = yes
read only = no
guest ok = yes




Após preencher todo o script, tecle [ESC] seguido de :wq [ENTER]. Assim você salvará e sairá do editor VI. Para saber mais sobre o editor, entre em: http://aurelio.net/curso/material/vim-ref.html
Os comandos seguintes são para a criação da pasta onde o compartilhamento ocorrerá.
Para reiniciar o samba use o comando:
# service samba restart
Após isso crie a pasta com o comando:
# mkdir /home/torrents
Dê permissão para todos nesta pasta:
# chmod 777 /home/torrents
Após isso, basta entrar novamente no programa de torrentes (transmission) e configurar para que ele coloque os arquivos na pasta recém-criada.
 
Pronto. Seu pequeno servidor de torrente está pronto.
Vá para seu computador e procure pelo compartilhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário