Continuando o assunto IPv6, vamos agora trabalhar com algumas características que ele possui.
Tipo de Tráfego e Endereços Especiais no IPv6:
Unicast: responsáveis pela identificação única de uma interface específica de um host. A diferença principal com o IPv4 é que ele possui três variações:- Link-local: reservados exclusivamente para a comunicação local (camada de enlace), fundamentais para a operacionalização de vária funcionalidades do protocolo. Esses pacotes não são encaminhados por roteadores. Podemos considerar que este endereço equivale ao APIPA no IPv4. Possuem prefixo FE80::/10.
- Unique-local: Equivalem aos endereços privados que somente podem ser atribuídos e roteados no contexto local.
- Global Unicast: São os endereços públicos roteáveis na Internet. A responsabilidade por sua distribuição cabe à IANA. A porção separada para distribuição global é 2000::/3.
Anycast: É uma comunicação destinada para o nó mais próximo do transmissor.
Não existe mais broadcast no IPv6 sendo que sua função passa a ser tratada pelo multicast.
O endereço de Loopback, que conhecíamos no IPv4 sendo pertencente ao bloco 127.0.0.0/8, no IPv6 é 0000:0000:0000:0000:0000:0000:0000:0001/128 ou ::1/128 abreviado.
Um outro endereço especial foi criado para citações em livros e materiais sobre o endereçamento. É o prefixo 2001:0db8::/32. Esse prefixo é usado nos materiais para que não exista o risco de um endereço real ser usado e exposto.
SubRedes IPv6:
O processo de criação de subredes no IPv6 é muito similar às subredes classfull onde o foco é o número de subredes e não o de hosts (no caso do IPv6, quantidade de hosts não é problema como no IPv4).Algumas lógicas podem ser aplicadas exatamente da mesma forma como no IPv4. Para adicionarmos duas subredes a um bloco existente, basta adicionarmos um bit de rede na máscara e teremos as duas. Usando esse exemplo:
Uma rede 2001:0db8:acdc:0000::/64 precisa ser dividido em 2 subredes:
Quantas SubRedes Precisamos? 2
2^X = 2, onde o X equivale ao número de bits de rede a serem alocados.
2^1 = 2, precisamos apenas de mais um bit.
Para isso, precisamos do endereço e da máscara em binário (como fazemos no IPv4 Classfull):
2001:0DB8:ACDC:0000:0000:0000:0000:0000 (rede)
FFFF:FFFF:FFFF:FFFF:0000:0000:0000:0000 (máscara)
O endereço de 128 bits em binário fica muito grande e não foi possível deixá-lo em uma única linha sem prejudicar a leitura, decidi então dividi-lo em duas linhas, cada uma com 64 bits.
0010000000000001:0000110110111000:1010110010111100:0000000000000000:
0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (rede)
1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:
0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (máscara)
Temos o endereço com a máscara /64 em binário. Precisamos adicionar um novo bit, passando assim a máscara para /65:
0010000000000001:0000110110111000:1010110010111100:0000000000000000:
0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (rede)
1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:
1000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (máscara)
Voltando ao Hexadecimal, temos duas redes:
2001:0DB8:ACDC:0000:0000:0000:0000:0000/65 até 2001:0DB8:ACDC:0000:7FFF:FFFF:FFFF:FFFF
2001:0DB8:ACDC:0000:8000:0000:0000:0000/65 até 2001:0DB8:ACDC:0000:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF
Para entendermos melhor, vamos dar um zoom no quadrante onde ocorre a mudança:
0010000000000001:0000110110111000:1010110010111100:0000000000000000:
0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (rede)
1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:1111111111111111:
1000000000000000:0000000000000000:0000000000000000:0000000000000000 (máscara)
Binário: 1000000000000000 (máscara)
Ao convertermos, 1000(bin) = 8(hex)
Lembre-se, ao adicionarmos um bit para a rede, tornamos esse bit imutável.
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